Portal O Estado

Aprovados no concurso da Guarda Municipal participam de aula inaugural nesta segunda (02)

Vão participar do curso de formação quase 300 candidatos aprovados e segundo a Semcaspi, responsável pela GCM, todos os aprovados no curso serão chamados para tomar posse nos primeiros meses de 2020.

Teresina está cada vez mais perto de ganhar um grande reforço na área da segurança.  Nesta segunda-feira (2) será realizada a aula inaugural do Curso de Formação dos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento ocorre a partir das 8h30 no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu.

Vão participar do curso de formação quase 300 candidatos aprovados e segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), responsável pela GCM, todos os aprovados no curso serão chamados para tomar posse nos primeiros meses de 2020.

“O planejamento repassado com o prefeito Firmino Filho é que todos os participantes aprovados sejam nomeados a partir do mês de março. Com isso vamos dobrar o tamanho da Guarda Municipal e assim poderemos trabalhar mais para melhorar a segurança de Teresina”, disse o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

O secretário informou ainda que candidatos convocados terão a carga horária do curso de mais de 400 horas distribuídas entre aulas práticas, teóricas, palestras e estágio supervisionado. A matriz curricular abrangerá conteúdos pertinentes que norteiam a atuação das Guardas Municipais e seguirá as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A coordenadora da comissão do Curso de Formação da GCM, Taysman Medeiros, explicou que os alunos vão participar da aula inaugural para conhecer a metodologia que será aplicada durante os três meses de curso. Além disso, eles devem apresentar o kit e enxoval que serão usados nas atividades teóricas e práticas.

“Definimos que as aulas vão acontecer na Academia de Polícia, no bairro Saci, durante os três turnos, com previsão de encerramento no dia 29 de fevereiro do ano que vem. O curso vai contar com 285 participantes que se inscreveram”, disse.

O corpo docente do curso de formação será composto por professores da Universidade Estadual do Piauí, profissionais das polícias civil e federal, além de integrantes da própria Guarda Municipal.

Os componentes curriculares serão distribuídos em seis módulos, contendo disciplinas como Funções e Atribuições das Guardas Municipais, Concepções de Segurança Pública, Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios, Noções de Primeiros Socorros e Uso Legal e Progressivo da Força, dentre outras. Ao final do curso os alunos que obtiverem nota superior ou igual a 7 pontos serão considerados aprovados.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: