Portal O Estado

Em São Paulo, Firmino participa de workshop sobre Planejamento Urbano

No evento, realizado em Campinas, haverá o lançamento do guia “Como prefeitos e prefeitas podem construir cidades para pessoas”

O prefeito Firmino Filho participa na próxima quinta-feira (19), em Campinas (SP), do Workshop sobre Planejamento Urbano com o lançamento do guia “Como prefeitos e prefeitas podem construir cidades para pessoas”. O evento é uma realização do Programa Juntos, da Comunitas, entidade da sociedade civil, em parceria com o Gehl Institute, escritório de arquitetura e urbanismo com sede em Copenhague, na Dinarmarca, e também em San Francisco e Nova Iorque. Fundado pelo arquiteto Jan Gehl, o instituto é especializado em projetos públicos com foco em pessoas.

O conceito de trabalho do Gehl Institute é de que o maior uso dos espaços públicos pelas pessoas melhora a qualidade de vida de todos, promove o censo de comunidade, torna a cidade mais justa, inclusiva, dinâmica e os cidadãos mais felizes e sociáveis.  Estudos demonstram que a maior convivência nos espaços públicos diminui a criminalidade e melhora a saúde física e psíquica, por facilitar atividades como caminhadas, ciclismo, entre outras. Todos estes benefícios, de acordo com os preceitos do instituto, devem ser levados em conta na realização de intervenções arquitetônicas de espaços públicos já existentes ou na criação de novos.

“Em Teresina já temos alguns projetos que buscam fazer inovações para que, ao longo do tempo nós possamos construir uma cidade do futuro com qualidade de vida, como o Agenda 2030. E participar desse workshop será uma experiência rica para conhecermos  intervenções  e ações voltadas para as pessoas e que possam contribuir com os projetos que já desenvolvemos  na nossa cidade. Teremos também o lançamento do guia que ensina aos prefeitos e servidores públicos o passo a passo para realizar essa transformação dos espaços públicos voltada para as pessoas”, disse o prefeito Firmino Filho.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: